A presente base de dados procura reunir toda a documentação escrita sobre as relações entre Portugal e o Sul de Marrocos entre os séculos XV e XVIII. Trata-se de um instrumento de trabalho aberto e em construção.
Nessa conformidade, a base de dados será periodicamente actualizada, enriquecida com novos dados e, justificando-se, melhorada com correcções, fruto do desenvolvimento da pesquisa da equipa deste projecto, mas também, assim o esperamos, da colaboração de todos os investigadores que queiram enviar-nos novos dados ou sugestões de rectificação, nomeadamente ao nível da datação dos documentos (muitos não datados). Por todas as razões, serão bem-vindas contribuições para o seguinte endereço electrónico: cham@fcsh.unl.pt
A bem conhecida publicação de fontes documentais Les Sources Inédites de l’Histoire do Maroc foi o alicerce desta base de dados, uma recolha que, centrada na dinastia marroquina sádida, arranca nos finais do século XV. Entendemos, por isso, que seria pertinente, embora abarcando toda a área de expansão portuguesa em Marrocos, incluir nela o exaustivo e rigoroso levantamento de António Dias Farinha, em Portugal e Marrocos no século XV, o qual, para o caso dos arquivos portugueses, complementa cronologicamente o trabalho daquela colectânea.
Na base de dados foram usadas siglas e abreviaturas, que podem ser consultadas aqui.
[Ver base de dados] (extensão accdb)
Instruções para a utilização da base de dados: Depois de aberto o ficheiro, clicar na barra esquerda em «Documentos» que dá acesso à «Vista do formulário». Após esta operação, na barra de ferramentas, em «Ficheiro», clicar na seta abaixo de «vista» para ter acesso à «Vista de folha de dados». Nesta, as barras dos campos tem pequenas setas que permitem ordenar a informação cronológica e alfabeticamente.